segunda-feira, 28 de junho de 2010

Coragem, o cão covarde: Horror, Humor e umas coisitas más

O canal a cabo Cartoon Network com certeza foi inovador em diversos sentidos, com animações que caíram no gosto do público por contrariar os padrões infantis.
Enquanto os desenhos animados Disney e os desenhos educativos abusam de uma inocência perdida á muito tempo, os Cartoon cartuns(como são chamadas as produções do canal) nos dão um banho de coisas esdrúxulas e politicamente incorretas.A cada 5 animações do canal Cartoon Network, 4 já exibiram a imagem do demônio(de madeira explicita) e insitaram a criança á uma alienação quanto aos assuntos da infância.
Pense bem, os especialistas que se danem, crianças devem se divertir, não aprender a cada segundo, em tudo o que fazem.A Tv foi inventada para isso, para distrair o ser humano em momentos que não precise fazer mais do que apenas sentar á frente da caixa de luz e receber tudo aquilo que ela fornece.O tempo dessa maneira passa mais rápido e você nem percebe que está ocioso!
Coragem, o covarde leva a diversão e o entretenimento alienado á um outro nível.Um nível bizarro e amedrontador.A série é um triunfo por diversos fatores.O primeiro, por ser algo bizarro, por se basear nos episódios sobrenaturais agonizantes e perturbadores que seus personagens vivem a cada dia.Nada de lições de matemática ou instruções moralistas.Pais, aprendam, se querem que seu filho aprenda algo, ensine o inverso.

-Os personagens:

Coragem, o cão covarde
Pra começar, o protagonista, um cachorro esquisofrênico e dócil, que sempre tem de resolver os impasses enfrentados por sua família.
Coragem é um legítimo nerd, que através de pesquisas lóki em seu PC, consegue derrotar monstros como Beringelas Alenígenas e Múmias-lesmas.





Muriel, a escocesa

Muriel é uma senhora pacata e ingênua, que parece não entender o por que da maioria dos acontecimentos sobrenaturais, se quer aparenta lembrar-se de que ocorreram.
Defende seu cachorro de seu marido rabujento, porém é salva por ele uma infinidade de vezes, dos mais diversos terrores.







Eustácio, o rabujento


Eustácio é um velho rabujento e cético.Num filme de terror, com certeza seria o primeiro a morrer, porém as agonias que a série proporciona aos personagens, demonstram que muitas verzes, a morte pode cair muito melhor.Morrer é visto como algo comodo, os personagens devem agonizar e sofrer, sendo torturados e perseguidos por toda sorte de mal.








- O ambiente

A casa da família localiza-se num lugar chamado apenas de lugar nenhum, sendo que em alguns episódios, é chamado de Lugar nenhum no Kansas.Curiosamente, no Kansas, é onde provavelmente se encontra a área 51, palco de diversos acontecimentos que desafiam so cientistas e os militares americanos com sua inteligência terrena limitada.Os criadores da série já optaram por estabelecer o cenário ali, para tornar a família indefesa e sucetível a qualquer ameaça de outro planeta, ou do mundo sobrenatural.Tudo, mas praticamente Tudo de ruim acontece a estas vidas pacatas.A filosofia por trás disso é perturbadora: encontramos pessoas que sofrem os mais diversos tipos de violência, mas por serem pacatas, se negam a tomar uma atitude que as tire desta aparente situação de conforto.Estão isoladas de todos e não pedem ajuda, preferem a companhia dos monstros, demônios e criaturas horrendas, que á vida em sociedade.Mas, pensando bem(do ponto de vista filosófico)eles teriam um pouco de razão?A vida em sociedade não se mostra assustadora?Até mesmo pra nós, que estamos(ou acreditamos estar )inseridos neste sistema.Quq coisa!Seres Humanos conseguem ser mais assustadores do que monstros e aliens...

- O horror
O gênero do horror passou por diversas fases na história do cinema, e algumas destas fases influenciaram diretamente a animação de Coragem, uma espécie de tributo, homenagem ao terror.

Clássico :O terror clássico era constituído por adaptações baseadas em obras literárias de sucesso.É o caso de Frankenstéin(Mary Sheley), Drácula(Bram Stoker) e Múmia.









Mortes por segundo : O gênero de horror foi marcado pelo quesito" mortes por segundo", tornando-o popular devido os esteriótipos.Geralmente, um bando de jovens saem pra fazer coisa errada no mato, e no meio da farra são surpreendidos por um assasino sádico.Geralmente apenas um casal ou uma pessoa apenas é que sobra da chacina, e o matador exprime uma espécie de juízo em seus atos.O gostosão morre, a periguete também, nerd, e somente o corajoso ou o determinado a sobreviver é que realmente sobrevive.
Destaco Fredy e Jason como as estrelas deste período.Vale lembrar que os filmes de Fredy são uma viagem ao universo dos sonhos, um gênero indivídual com características próprias.
Serial Killers como Ripper e Scare(pânico) fazem sucesso a partir dos ingredientes citados.

Terror/Suspense :O terror é principalmente associado ao suspense em movies de caráter sobrenatural.Fantasmas, demônios, bruxas, o fascinante mundo do sobrenatural, desafiando nossos medos mais intímos.É importante na superação de medos bobos.
ex.:"Por devo temer ao andar de bicicleta se este coisa-ruim aqui atrás é muito pior????!!!!"



Megaboga :Atualmente o segmento foi banalizado pelo gênero bizarro de mutilação-esdrúxula.Agora o que importa não é apenas quantas pessoas morram, mas a maneira mais lóki que elas possam morrer.Quanto o mais nojento e sádico e agonizante, melhor.
Roteiro e os ingredientes clássicos não fazem diferença, a galera quer ver sangue jorrando!!!E jorrando da pior maneira possível(ou impossível)


Coragem se utiliza dos monstros do período clássico e dos acontecimentos sobrenaturais do terror-suspense, com altas doses se humor negro, sadomasoquismo e filosofia.Uma verdadeira viagem ao desconhecido, inteligente e crítico, muito mais do que uma animação destinada ao entretenimento rápido do público infantil, mas uma filmografia obrigatória aos amantes do terror.

Aloha Robin Hood pra você nerd, e cuidado pra que as criaturas noturnas não assustem você
ahahahahaha....

OBS 1 : o capeta aparece na animação Power Puff Girls, Cow and Chicken, I am Weasel e Samurai Jack.Vide :

Bum de fora(capetinha que apronta muito com crianças e bocos, como A vaca e o frango e o babuíno)

Ele(visual efeminado, porém assutador, altera sua voz de acordo com a emoção que deseja enfatizar, ridiculariza os travestismo)






Abu(encarnação de todo mal, inimigo de jack, controla o futuro por seu sistema diabólico)

2 comentários:

  1. Acredito que ninguém leu esse pos imenso até o final...
    Com certeza!!!!
    Mas é bom.
    Continue se esforçando Buster1!

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu lí esse post imenso e fiquei estupefada!
    Me convenseu, estou te seguindo!

    ResponderExcluir